Melatonina: Como Tomar e Como Regular Seu Sono!

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Mais de 60% dos brasileiros sofrem com problemas do sono, é o que apontam pesquisas do Instituto do Sono. E vários fatores podem interferir nesse aspecto fisiológico essencial para o nosso corpo e a mente, entre elas, a produção de Melatonina.

Você sabia que a melatonina é fundamental para se ter uma boa noite de sono e assim, repor as energias, bem como recuperar os tecidos musculares gastos ao longo do dia?

Pois bem, se a resposta for não, então continue lendo esse post até o final e descubra tudo o que precisa saber sobre esta poderosa substancia, que não só ajudará a regular o seu sono, mas também irá melhorar a sua qualidade de vida.

Confira!

O que é Melatonina?

A Melatonina é um hormônio essencial para o nosso corpo. Ele é produzido de forma natural pelo nosso organismo, e é responsável por regular o nosso sono.

Ele também é responsável por uma série de outras funções, tais como: melhorar o funcionamento de outros processos, atuar no combate de radicais livres e etc.

Ela é produzida pela glândula pineal. Ela só estimulada quando não há luminosidade, por conda disso que a Melatonina só é produzida durante a noite, quando você não tem contato com luzes.

Consequentemente, quando você troca seu horário de dormir, bem como fica mexendo do celular ou vendo TV antes de dormir, é mais difícil que a produção de Melatonina seja ativada.

Como tomar a Melatonina

Para auxiliar na resolução de problemas de sono, muitos especialistas recomenda a suplementação de Melatonina. Geralmente, é recomendado a ingestão de 3mg, pelo menos 60 minutos antes de você dormir.

Contudo, antes de começar a ingerir qualquer tipo de suplemento, é essencial que você se consulte com um médico. Apenas ele poderá avaliar as suas necessidades e indicar o melhor produto, bem como tratamento.

Além disso, também é recomendando que, juntamente com a suplementação, você mantenha uma alimentação balanceada. Vários alimentos são fontes ricas de Melatonina, e podem te ajudar a ter noites mais tranquilas.

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Dicas para regular seu sono e ter uma noite tranquila

Por conta da rotina corrida, muitas pessoas acabam tendo dificuldade em dormir de forma tranquila. Além de fazer o uso de suplementação de Melatonina, também é recomendando que você tenha alguns hábitos saudáveis para melhorar a qualidade do sono. Confira.

  1. Evite mexer no celular ou ver TV antes de dormir

As luzes impedem que a glândula responsável pela produção de Melatonina. Logo, evite usar aparelhos que emitam luminosidade antes de dormir. Deixe o celular de lado e desligue a TV. Quanto mais escuro, mais fácil será você pegar no sono e assim permitir que o seu organismo se recupere.

  1. Não tome cafeína

Evite tomar bebidas com cafeína ao menos 4 horas antes de dormir. Essa substância estimula o organismo, e acaba dificultando o processo de relaxamento.

  1. Tome um banho morno

Além de estimular o relaxamento dos músculos, o banho morno também ajuda você a se livrar dos pensamentos do dia. Deixe a sua mente se esvair e vá dormir logo em seguida.

  1. Coma alimentos leves no jantar

Comer muito ou alimentos pesados demais também dificulta o processo de relaxamento. Faça uma refeição leve antes de deitar.

Com essas dicas simples, bem como a suplementação de Melatonina, será mais fácil regular o seu sono e ter uma noite tranquila.

 

Fontes e referências:

[1] https://www.mdsaude.com/2016/09/melatonina.html

[2] https://boaforma.abril.com.br/saude/o-jeito-certo-de-tomar-melatonina/

[3] https://www.verywellhealth.com/how-to-take-melatonin-3015192

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