Depressão: 7 Sintomas que Você Precisa Saber

Depressão: 7 Sintomas que Você Precisa Saber

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Entre os anos de 2005 e 2015, ela registrou um crescimento 18,4%.

Esse distúrbio, muitas vezes, ocorre de forma silenciosa, e é necessário prestar atenção nos sinais para que seja possível realizar um diagnóstico o quanto antes.

Confira abaixo alguns dos sintomas de depressão.

Principais sintomas de depressão:

  1. Insônia

A insônia é um dos sintomas mais comuns de quem sofre com depressão. Esse tipo de distúrbio ocorre, principalmente, por conta da desregulação hormonal que essa síndrome gera no organismo e que afeta a qualidade do sono como um todo.  VEJA: O Melhor Remédio Para Dormir!

  1. Distúrbios de peso

Outro sintoma da depressão é o ganho ou a perda de peso em um curto espaço de tempo.

Isso acontece porque o apetite da pessoa que sofre dessa doença, acaba sendo afetado. Em alguns casos, os pacientes começam a comer de forma exagerada. Em outros, eles não sentem vontade alguma de comer.

Além disso, como a pessoa depressiva tem frequentes problemas de sono, a desregulação do apetite aumenta ainda mais, já que a qualidade do sono interfere diretamente nesse quesito.

Inclusive, uma das comorbidades que pode acompanhar a depressão é a obesidade.

  1. Dores musculares

As dores musculares também são muito frequentes entre as pessoas que sofrem de depressão. Estudos apontam que isso acontece por conta da mudança brusca de humor.

Pacientes depressivos se sentem tristes e importantes frequentemente, o que acaba gerando o aumento das dores e desconfortos musculares.

  1. Problemas dermatológicos

Esse é um sintoma que poucas pessoas associam a depressão, mas, que também faz parte do quadro de sinais.

Como os níveis de estresse aumentam em pacientes depressivos, a quantidade de hormônio do estresse (cortisol) também acaba crescendo, desencadeando uma série de problemas dermatológicos.

Logo, o paciente começa a desenvolver quadros de acne, eczema, cravos e até mesmo psoríase.

  1. Mau funcionamento do sistema digestivo

Problemas no estomago também são sintomas associados ao quadro de depressão. Entre os mais comuns estão, refluxo gástrico, enjoos e náuseas constantes, constipação e até mesmo diarreia.

Isso acontece porque o humor e o sistema digestivo estão diretamente ligados. Quando um dos dois não está funcionando de maneira correta, o outro também acaba sendo afetado.

  1. Cáries e outros problemas dentários

A depressão também pode desencadear caries e outros distúrbios dentários. O paciente que sofre desse mal tende a não cuidar da higiene bucal de forma correta, desencadeando todos esses problemas.

  1. Enxaquecas e dores de cabeça constantes

Por fim, um dos sintomas da depressão são as enxaquecas e dores de cabeça constantes. Elas ocorrem por conta do alto nível de estresse do paciente com depressão.

O desconforto pode ser tão grande que nem mesmo o uso de analgésicos consegue amenizá-lo. Essas dores podem desencadear outros problemas, tais como visão turva, dormência e torcicolo.  VÍDEO Ensina Como “Pegar no Sono” em Apenas 10 Minutos…

Esses são apenas alguns dos sintomas de depressão. Por estarem ligados também a outras doenças, muitas vezes eles podem ser confundidos como sintomas de outros quadros clínicos.

Caso você sinta qualquer um desses sintomas, juntamente com desânimo e tristeza constante, procure um médico. A depressão pode ser tradada, desde que você tenha acompanhamento de um profissional.

Depressão: 7 Sintomas que Você Precisa Saber
Qual é a sua avaliação?