Ansiedade – Crise

Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade. Quase 10% da população sofre com algum tipo de crise de ansiedade.

Distúrbios desse tipo podem ser desencadeados por vários motivos. Estilo de vida estressante, noites mal dormidas, problemas financeiros ou amorosos, e até mesmo coisas simples do dia a dia, como o convívio com outras pessoas.

Esse transtorno precisa de tratamento médico, uma vez que um problema sério assim como qualquer outra doença. Contudo, existem algumas coisas que você pode fazer para controlar a crise de ansiedade. [ É importante também saber se não há outros sinais que indicam a depressão.]

Confira abaixo 🙂

Descubra agora como controlar crise de ansiedade

  1. Busque saber a causa da crise de ansiedade

A primeira coisa que você precisa fazer quando o sentimento de medo e insegurança começar a chegar é saber o porque está se sentindo assim. Pergunte a si mesmo, o que está acontecendo naquele exato momento.

Pessoas ansiosas se preocupam excessivamente com coisas que nem sequer chegaram a acontecer, ou seja, seu pensamento está sempre conectado ao futuro, ao que está por vir.

Para controlar a ansiedade, você precisa se concentre no que está acontecendo no agora. O lugar onde você está, a atividade que você está fazendo.

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  1. Conte de forma regressiva e respire profundamente

Outra forma de controlar a crise de ansiedade é a contagem regressiva. Comece a contar do 5 até o 0 de forma lenta e depois inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca.

Faça isso quantas vezes forem necessárias. Esse exercício auxilia a sua mente a retomar o foco no presente, bem como te ajuda a eliminar os pensamentos negativos.

  1. Coloque alguma música calma para tocar

Já foi comprovado cientificamente que músicas mais agitadas acabam deixando nossa mente e corpo mais acelerados. Por isso, em uma crise de ansiedade, coloque uma música calma e tranquila no ambiente. O ideal é um instrumental, ou até mesmo sons da natureza.

Se concentre em cada nuance do som que está preenchendo o espaço e deixe, pouco a pouco, ele preencher o lugar dos pensamentos negativos. Deixe a sua respiração no mesmo ritmo da música e vá se acalmando aos poucos.

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  1. Use os seus sentidos e se conecte a ele

Quando você tem uma crise de ansiedade, o sentidos e pensamentos ficam confusos e nublados. Para que você consiga retomar o controle do seu corpo e mente, é necessário se reconectar a eles.

Para isso, comece a contar de forma regressiva de 0 a 5. Ao final da contagem, inspire e respire lentamente. Em seguida, foque o seu olhar em algum objeto ao seu redor e comece a perceber todos os seus detalhes. Preste atenção nos sons do ambiente e sinta os cheiros ao seu redor.

Por fim, toque o chão ou algum objeto próximo com as mãos e sinta a textura e forma. Veja cada detalhe do item e guarde isso na sua memória. Ao final, você verá que já terá mais controle sobre tudo.

Cada pessoa consegue ligar com uma crise de ansiedade de um jeito diferente. Use essas dicas no seu dia a dia e vá as adaptando. Assim, será mais fácil lidar com esse transtorno.

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