Chá para dormir [5 Melhores Para Fazer Você Dormir]

chas para dormir

 

Você já precisou tomar algum remédio para conseguir dormir? Esse remédio gerou alguns efeitos colaterais desagradáveis? Isso acontece com muitas pessoas que consomem remédios controlados. Esses efeitos acontecem porque o nosso corpo não aceita o “remédio” e e gera um tipo de incompatibilidade.

Mas, não se preocupe porque nesse artigo eu não pretendo falar sobre medicamentos químicos e sim sobre os 5 melhores chás para dormir melhor. 😉




Quem nunca perdeu noites de sono pelo stress causado no dia-a-dia que atire a primeira pedra. Para esses casos, existem várias opções de relaxamento. Para quem prefere abordagens mais naturais, não há nada melhor que um chá para acalmar os nervos. Mas dentre tantas opções existentes, você sabe quais os melhores chás para te fazer ter uma boa noite de sono? Confira a nossa lista com os 5 mais eficazes:

1 – Camomila

Utilizada há séculos por seus benefícios estéticos e curativos, a Camomila é uma erva indicada também para tratamentos caseiros por suas propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e sedativa. O chá de camomila tem forte ação no relaxamento muscular por possuir aminoácidos que relaxa o sistema nervoso e age como um tranquilizante natural.

Uma xícara do chá da camomila no final da tarde garante um sono mais fácil e tranquilo. Versátil, pode ser consumido frio ou quente, agradando o paladar de muitos. Uma dica para as mulheres: outros benefícios conhecidos da camomila também, são a sua ação redutora de cólicas menstruais, aliviando a tensão menstrual do útero.

2 -Erva Cidreira

Outra opção com benefícios similares ao da camomila é a Erva Cidreira (também conhecida como Melissa), que possui agentes relacionados à redução dos sintomas da ansiedade, como nervosismo, palpitações, problemas digestivos, agitação, enjoos e dores de cabeça. A sua ação calmante beneficia um sono mais profundo e relaxante, bastando apenas uma xícara com duas colheres de sopa das folhas secas da Erva Cidreira para você sentir como suas substâncias agem no seu corpo.

Há inclusive algumas receitas de combinações que prometem potencializar seus benefícios. Uma delas é a mistura do chá com leite morno e mel. Mas fique atento! Se tomado em quantidades abusivas, a erva-cidreira pode interferir na frequência dos seus batimentos cardíacos, causando sonolência e baixa da pressão. Então não abuse e fique atento aos momentos mais oportunos para aprecia-la. Esse é considerado um dos melhores chás para ajudar a dormir melhor.

3 –Tília

Uma das ervas mais populares no hemisfério norte por acalmar os nervos e diminuir a ansiedade. A Tília é uma erva que se desenvolve em ambientes temperados, sendo mais fácil de ser encontrada na América do Norte e Europa. Bastante utilizada por ser uma forma mais rápida e natural de relaxamento e indução de sono.

Apesar dos seus benefícios, essa erva é contra-indicada no período de gravidez e lactação e caso você tenha alguma doença cardíaca. O ideal é consumir até 150 ml do chá, usando no máx. 2g da planta e duas vezes por dia.

4 –Valeriana

A Valeriana é conhecida há mais de 200 anos na Europa por suas propriedades calmantes e a primeira opção no tratamento de insônia. A sua raiz concentra a maior parte dos seus ativos, sendo matéria-prima de remédios e capsulas em farmácias de manipulação. Por ser tão eficaz quanto remédios químicos para indução de sono, a Valeriana vem sendo cada vez mais indicada para pacientes que possuem insônia e precisam se livrar do vício dos comprimidos para dormir.

A planta não tem efeitos colaterais graves, não possui contra-indicações, não causa sono excessivo durante o dia e não causa dependência. O seu principal benefício é a maior facilidade em encontrar o sono e a sensação de descanso completa no dia seguinte.

5 –Hipericão

A última planta desta lista é o Hipericão. Possui ação antidepressiva e calmante, é indicada no tratamento de depressões leves e moderadas e ansiedade. Por ser uma erva com efeito lento, é indicada para tratamentos de longa duração, tendo seus efeitos visíveis após 2 semanas de uso. Além do chá, possui em forma de suplemento alimentar em cápsulas e líquido.

Pode causar desconfortos abdominais e dor de cabeça, e possui uma vasta lista de interação com outros medicamentos, por isso é preciso estar bastante atento as combinações com antidepressivos, medicamentos para dor e outros. Na dúvida, consulte o médico.

 

Chá para dormir [5 Melhores Para Fazer Você Dormir]
5 (100%) 74 votes